terça-feira, 12 de março de 2013

Os benefícios da capoeira para o seu filho.

Fiz uma pequena pesquisa sobre os benefícios para as crianças no Educar para Crescer.Esse é só o começo de uma arte cheia de surpresa. 


A criança que pratica Capoeira aprende não apenas a jogar como também a cantar,respeitar e desenvolver seu desenvolvimento motor . O jogo de Capoeira também aprimora o controle emocional, estimulando a observação e a defesa, quando necessária, ao contrário de incentivar a agressividade e a violência. "É ótima ferramenta para a formação moral, física e cognitiva." 
Além de ajudar na formação moral da criança a aula de Capoeira normalmente começa com uma roda de conversa, onde são discutidas as regras de convívio e de participação de cada um. É uma atividade que desenvolve o respeito, a tolerância.Quem pratica Capoeira recebe informação sobre a cultura, a origem, as tradições celebradas em músicas e canções, os instrumentos que animam a atividade e por aí afora. É um conhecimento transmitido a cada roda de conversa. Não se trata de um tipo de informação feito para decorar, mas sim atiçar o interesse da criança pela nossa identidade cultural. Capoeira explora dois caminhos antagônicos, o equilíbrio e o desequilíbrio - como é que se leva um tombo e depois se recupera, o desequilíbrio também pode afetar e desestruturar emocionalmente, daí ser preciso assumir estratégias para recuperar o equilíbrio e seguir no jogo. Tudo isso diz respeito aos golpes típicos da Capoeira - entre eles, a ginga, o rabo de arraia, a meia lua. Movimentos que exigem equilíbrio, trabalhando com as pernas, os braços, o tronco, a cintura. O aluno precisa ganhar elasticidade, equilíbrio e autoconfiança para se lançar no espaço sem medo de se esborrachar no chão. É desse modo que as crianças aprendem a reconhecer os limites do corpo, adquirindo segurança sobre o próprio desempenho.